Dicas de Viagens

Como se hospedar em Maceió com uma criança ou adolescente sem os pais?

Está planejando viajar para Maceió com o filho, sobrinho ou neto? Então fica atento as documentações necessárias para evitar problemas durante sua viagem.

Diretrizes para Hospedagem de Menores de Idade

No Brasil, a Lei 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), traz diretrizes para a hospedagem de menores de idade em hotéis e pousadas. De acordo com o ECA, é proibido hospedar crianças e adolescentes em estabelecimentos sem a devida autorização dos pais ou responsáveis legais.

Documentação Necessária

Para viagens e hospedagens com um menor de idade desacompanhado dos pais, é necessário apresentar uma autorização escrita pelos pais ou responsáveis legais com firma reconhecida em cartório. Nessa autorização devem constar informações como:

  • Nome do responsável pela criança na viagem;
  • Período de hospedagem;
  • Destino.

Além disso, é preciso apresentar os documentos de identificação do menor, como RG ou Certidão de Nascimento. É recomendável que os responsáveis também deixem um número de telefone para contato durante a estadia.

Exceções

De acordo com o ECA, é permitido que avós viajem com seus netos sem a documentação com firma reconhecida em cartório, mas é necessário apresentar os documentos de identificação do menor.

Hospedagem nos Hotéis Tropicalis

Se você está vindo se hospedar nos hotéis Tropicalis com um menor de idade, separamos um modelo de documentação para ser preenchido e autenticado em cartório. Basta escolher o hotel que você ficará hospedado, preencher as informações e validar no cartório da sua cidade.

Importante: Menores desacompanhados dos pais e sem autorização firmada em cartório não poderão se hospedar nos Hotéis Tropicalis.